A física térmica estuda os fenômenos relativos ao calor.
A Física Térmica é a área da física que estuda e analisa os fenômenos relativos ao calor. Nesses estudos, a energia, sua transferência e as relações da termodinâmica são extremamente importantes.
No estudo da física térmica conhecemos os processos de transformação de calor, a relação existente entre o calor e o trabalho realizado e as Leis da Termodinâmica. É importante ressaltar, nesse sentido, que todos os corpos existentes na natureza - sólidos, líquidos ou gasosos, passam por processos de aquecimento ou resfriamento, e ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica.
Entenda:
Contração e dilatação térmica - Acontecem em decorrência do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que formam os corpos. Quando aquecemos um corpo, ocorre um aumento na distância entre suas moléculas em consequência de um maior grau de agitação das mesmas. Essas mudanças podem ser lineares, superficiais e volumétricas.
Já quando os corpos são resfriados, eles apresentam distâncias diminuídas entre as moléculas, causando uma diminuição nas dimensões dos corpos.
Conceitos importantes:
Dilatação Linear: é a dilatação que se caracteriza pela variação no comprimento do corpo.
Dilatação Superficial: é a dilatação que se caracteriza pela variação na área superficial do corpo.
Calor: é a energia térmica em trânsito. O calor pode se propagar por condução, convecção e irradiação.
Temperatura: grandeza que mede o grau de agitação das moléculas.
0 comentários:
Postar um comentário